top of page

Abaixo estão algumas dicas para melhor conservação de pneus e para ter mais segurança ao dirigir

PORQUE É NECESSÁRIO MANTER EM DIA A GEOMETRIA DOS VEÍCULOS?
 

Fazer geometria no veículo é essencial, pois caso a suspensão não esteja alinhada, haverá maior desgaste dos componentes da suspensão, aumento do consumo de combustível, o desgaste de pneus será irregular, a direção ficará desconfortável, haverá perda de estabilidade e segurança principalmente em curvas.

QUANDO ALINHAR?
 

Em condições normais, o recomendado é fazer geometria a cada 5.000 km a 10.000 km dependendo do veículo, ou sempre que houver troca de pneus, ao perceber trepidações nas rodas dianteiras e vibrações no veículo, quando o veículo desvia para um dos lados quando o motorista larga o volante, quando o veículo apresenta direção pesada ou sempre que passar em uma rua esburacada.

A IMPORTÂNCIA DO RODÍZIO DE PNEUS

 

Rodízio é a mudança periódica de posição dos pneus no veículo, sem alterar o sentido de rodagem, para compensar a diferença de desgaste. Ele garante maior durabilidade aos pneus e maior segurança pois o desgaste natural ocorre de maneira correta. Recomenda-se que seja feito a cada 5.000 km e é oferecido gratuitamente aos nossos clientes.

BALANCEAMENTO
 

A função do balanceamento é melhorar a dirigibilidade e otimizar a estabilidade do veículo. As consequências da falta de balanceamento são trepidação das rodas, vibrações do veículo, banda de rodagem com depressões, perda de estabilidade e dirigibilidade. Portanto, o recomendado é fazer o balanceamento a cada 5.000 km a 10.000 km dependendo do veículo, ou sempre que perceber vibrações no volante.

CALIBRAGEM DE PNEUS

A pressão de ar é o fator que mais afeta o desempenho e durabilidade do pneu. A pressão de ar correta a ser utilizada deve ser a recomendada pelo fabricante do veículo e normalmente está descrita no manual do veículo e afixada em plaquetas na portinhola do tanque de combustível ou na coluna da porta do motorista. A calibragem correta ajuda a reduzir o consumo de combustível, o desgaste e a perda de estabilidade. A calibragem deve ser feita à frio quando o veículo está parado a no mínimo uma hora ou quando o veículo não rodou mais de 2 ou 3 Km à velocidade reduzida.

COMO EVITAR DESGASTE PREMATURO DE AMORTECEDORES?


“As peças de suspensão são essenciais pois garantem a segurança e o conforto dos ocupantes do veículo e merecem atenção especial dos motoristas na hora da manutenção”, afirma Lóris Bonamigo, mecânico e proprietário da empresa. Manter o veículo com a manutenção em dia é fundamental para conservar a durabilidade de diversas peças, entre elas, do sistema de suspensão, bem como de um de seus componentes principais – os amortecedores. Para evitar o desgaste prematuro de amortecedores, é recomendado manter o alinhamento e balanceamento de rodas em dia, não ultrapassar o limite de carga, não passar em alta velocidade em lombadas ou em ruas esburacadas e efetuar a manutenção preventiva do veículo. A condição de uso dos amortecedores pode ser observada pelo próprio motorista. Balanço excessivo nas freadas ou arrancadas, tendência de aquaplanagem em solos alagados e do automóvel deslizar para o lado de fora nas curvas, vibrações e ruídos na suspensão, desgaste de pneus e vazamento de fluido são indícios de amortecedores danificados ou comprometidos.

bottom of page